Eram 14h, no começo da tarde da última quarta-feira (04.10), quando um ônibus azul era manobrado no estacionamento. Lá estavam eles, ansiosos para bater um papo, ouvir músicas antigas e interagir com as diversas histórias, que remetem a uma viagem ao passado, trazendo à tona as boas lembranças. Assim se inicia a narrativa de um dia mais do que especial, onde a prefeitura de São Pedro da Cipa promoveu o encontro da Melhor Idade do projeto Conviver com os 25 idosos do Abrigo Sombra da Acácia.
Sorrisos e abraços apertados complementavam o cenário, ao som da dupla 'Uriel e Mineirinho', que ali tocavam um rico repertório das mais eternizadas serestas, dando espaço a alegria de celebrar a vida.
'Vamos curtir a vida da gente, pois não sabemos o dia de amanhã', refletiu Maria das Graças, de 62 anos. Ela e a amiga Maria de Fátima (56) também estavam ali por um motivo diferente: Fazer uma visita a popular 'Papacita'. Uma senhora de mais de 60 anos, protagonista de uma triste história, mas que teve a esperança renovada através do trabalho desenvolvido pelo abrigo e testemunhada pelo sorriso cativante.
'Ela está aqui a mais de 15 anos e ninguém sabe, ao certo, o seu verdadeiro nome. Sabemos que Papacita estava passando por São Pedro da Cipa e acabou caindo do caminhão em que era transportada. Pelo fato de ter problemas psicológicos, morou na cidade por um tempo e logo foi trazida para cá, onde recebe, até hoje, toda a atenção e cuidados necessários. Somos a família dela e ela é muito especial para a gente', relataram.
Confraternização e presentes
O dia diferente não ficou apenas por conta de colocar o papo em dia e cantar belas canções, mas também na confraternização de um delicioso lanche, regado a muito cachorro quente, suco e uma singela lembrança. Tudo preparado com muita dedicação pelas equipes da Secretaria de Gestão Social.
A visita foi acompanhada e operacionalizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
Conforme a orientadora social, Leonice Santos, a ação faz parte das comemorações alusivas a semana do idoso e muitas outras estão sendo programadas 'Essa é a segunda visita aqui com eles e com certeza faremos muitas outras, além e outras atividades', garantiu.
Projeto Conviver
De acordo com a primeira-dama e secretária de Gestão Social, Rafaele de Oliveira Russi, as atividades anuais contemplam mais de 100 idosos do município e a maioria delas é realizada no Centro do Idoso. Um amplo espaço preparado e climatizado, que fui construído recentemente pela atual gestão. 'Esse número é complementado com participantes das cidades vizinhas, porém tudo é preparado com muita dedicação pelas equipes', assegurou
Para o prefeito Alexandre Russi o mais gratificante em celebrar momentos como esses é testemunhar a felicidade dos que já contribuíram, de forma significativa, com a sociedade e hoje merecem todo o nosso respeito.
'Uma homenagem singela, mas de todo o coração que fica repleto de satisfação em saber da importância desse ato simples na vida de cada um deles. Uma alegria que não tem preço', analisou.