A descentralização da gestão ambiental e a implantação do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) foram as principais pautas discutidas no ciclo de palestras, realizado e organizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental da Região Sul (Cidesasul), em São Pedro da Cipa, na última quarta-feira (19.01).
Na ocasião também foi assinado um termo de concessão de uma escavadeira hidráulica, junto a Secretaria de Estado Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf).
Conforme o superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA), Murilo Covessi, esse é um trabalho fundamental, que vai garantir a sustentabilidade dos municípios em termos de licenciamento.
'Viemos aqui trazer toda uma estrutura e coloca-la a disposição do Cidesasul e dos municípios, pois isso é importante para que eles estejam fazendo a gestão de suas áreas por contra própria', avaliou.
No que tange a comercialização dos produtos de origem animal, o médico veterinário Carlos Eduardo explicou a importância das ações orientativas, agregação de valor ao que é produzido e, sucessivamente, o fomento na renda da agricultura familiar.
'Tem os programas de alimentação escolar, sejam eles estaduais ou municipais, que adquirem esses alimentos e geram aumento nas vendas. Mesmo, com a burocracia, é possível conseguir habilitar os SIM sem muitas dificuldades', assegurou.
Para o secretário executivo do Cidadesul, Rosando Moura de Andrade, trazer serviços e levar qualidade as cidades consorciadas é meta fundamental da entidade e todo o trabalho da equipe gestora tem sido buscar e estreitar essas parcerias.
'Trouxemos profissionais da área, pois essas qualidades são em serviços específicos, seja na questão ambiental, agroindústria, social, dentre outras', reforçou.
O prefeito Alexandre Russi, atual presidente do Consórcio, considerou a reunião de trabalho muito produtiva. 'A gente fica feliz, pois estamos agindo com extrema transparência. O próximo passo é fazer o levantamento das demandas, junto aos prefeitos, para que possamos efetivar os trabalhos de forma produtiva. Vamos e estamos agindo com responsabilidade', garantiu.
Representantes de nove municípios participaram do encontro dentre diretores e secretários. O prefeito de Itiquira, Humberto Bortolini também esteve presente e já estuda a possibilidade de que seu município também passe a fazer parte do Cidesasul.
'Já havia a nossa intenção de participar e essa reunião só veio a fortalecer a ideia. Parabenizo o Alexandre por em tão pouco tempo ter um avanço significativo nas ações, que venham a melhorar o fortalecimento dos municípios', elogiou.