Avaliação do TCE-MT indica que Jaciara é destaque em gestão financeira e nível de entidade

img

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) divulgou no início do mês de agosto o resultado da auditoria realizada através do programa de Aprimoramento do Sistema de Controle Interno dos Fiscalizados (Aprimora), em parceria com o setor de Controladoria do Município de Jaciara.

O programa tem como objetivo garantir a eficiência ao controle interno das unidades fiscalizadas para obtenção de melhores resultados na qualidade dos serviços prestados à comunidade.

Em 2018, foi realizado dentro do programa, uma avaliação da gestão financeira que visa assegurar o equilíbrio entre entradas e saídas de recursos financeiros do caixa da Prefeitura, bem como a movimentação financeira.

Diante disso, Jaciara atingiu a 15ª posição no ranking  que analisa a gestão financeira entre os 141 municípios que compõem o Estado de Mato Grosso.  Já no item que analisa o nível de entidade, ou seja, a organização administrativa do município, Jaciara ficou na 10ª posição.

Os números são expressivos e revelam que Jaciara ficou à frente de outras cidades da região do Vale do São Lourenço, no quesito gestão financeira e organização administrativa.

No ano passado (2017), houveram outras auditorias. Um dos setores avaliados foi o de gestão de frotas, que engloba serviços de resgate médico de urgência, coleta de lixo, transporte escolar entre outros, ocupando a 27ª posição no ranking dos municípios de MT. Outro setor analisado foi de contratações públicas (licitação), atingindo a 38ª colocação.        

Mais duas auditorias serão realizadas ainda neste ano, até o dia 20 de outubro, será analisada a gestão de riscos na alimentação escolar e a gestão de riscos em logística de medicamentos.

Diante disso, com a consolidação dos resultados, o Governo Municipal tem buscado evoluir, cumprir exigências legais, proteger o patrimônio público e otimizar o uso dos recursos públicos.

Fonte: Camila Cabral/ ASCOM-PMJ