,

Novidades

26/01/2020 11:23

Profissionais do Hospital Municipal de Jaciara são capacitados para o novo coronavírus

Os profissionais da Saúde do Hospital Municipal de Jaciara participaram de uma capacitação sobre o novo coronavírus, na sexta-feira (07/02), entre eles médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e o pessoal do administrativo.

O diretor clínico do HMJ, Dr. Jeferson Ramos , explicou que diante dos surtos do coronavírus e quadro endêmico que o mundo está vivendo, o objetivo da capacitação é preparar a equipe e deixá-la mais atenta, além da explanação de formas de conduta e tratamento.

“Nossa equipe foi orientada para uma melhor assistência e abordagem ao paciente para elucidar com maior clareza o assunto como: desmistificação de alguns pontos, identificação de pacientes suspeitos, como realizar os primeiro atendimento, prevenção, a importância da lavagem das mãos, o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). 

O médico destacou que o embasamento da parte teórica da capacitação foi encima de um protocolo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, no último dia 4 de fevereiro, especifico para tratamento do novo coronavírus.

“Temos que estar preparados, por Jaciara estar numa rota de trânsito e é muito fácil esse vírus chegar aqui, tento em vista que está cada vez mais perto de chegar na nossa região o vírus. Teve uma paciente em Rondonópolis que estava viajando pela Ásia e foi isolada com suspeita, mas foi descartada a contaminação”, disse.

O que é o novo coronavírus?

É um novo vírus que tem causado doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos recentemente registrados na China. Importante saber que os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002 e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

Como o novo coronavírus é transmitido?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento, mas a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por contato, está ocorrendo. É importante observar que a disseminação de pessoa para pessoa pode ocorrer de forma continuada.

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

gotículas de saliva;

espirro;

tosse;

catarro;

contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão;

contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Fonte: Assessoria de Imprensa


RECEBA INFORMATIVOS

Receba as novidades do nosso site, preenchendo esses campos ao lado.

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais! 
Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo