,

Novidades

28/02/2018 22:25

A Cachoeira da Fumaça, cartão-postal de Jaciara está interditado por prazo indeterminado, impactando diretamente o turismo

               Neste último sábado 24 de Fevereiro, as operadoras de rafting foram surpreendidas com a proibição do acesso pelo proprietário da PCH Cachoeira da Fumaça. Conforme o relato do empresário Rafael Sonsin, à partir deste sábado ninguém está mais autorizado pelo proprietário do local a realizar o acesso para a Cachoeira da Fumaça e nem acesso dos veículos com o botes para realização do rafting. O proprietário complementou que anteriormente existia um acordo com Ex-prefeitro Ademir, mas que nunca autorizou o acesso dos botes para o rafting.

                    Jaciara possui uma enorme vocação para o ecoturismo e turismo de aventura, possui diversas cachoeiras, corredeiras emocionantes para a prática de rafting, sítio arqueológico, cavernas de arenito, mirantes e muito mais!

                      No gráfico a seguir pode-se constar a grande evolução do setor de meios de hospedagem e restaurante nestes últimos anos.

                        Nestes últimos anos existiu uma grande variação na geração de emprego em diversos setores da economia, entretanto os setores ligado ao turismo mantiveram uma boa taxa de crescimento. Desta maneira consolidando um trade turístico forte e próspero. No gráfico a seguir podemos constatar essa evolução dos indicadores de empregos do município. De o 'play' no botão próximo da série histórica dos anos e confira a transformação de Jaciara sob a ótica dos empregos.

                      Nesta última quarta-feira (28/02) o Secretario de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo Municipal de Jaciara, senhor Célio Santos, complementou que em conversa com o Michael(Ex-proprietário da PCH Cachoeira da Fuamça) ele informou que a hidrelétrica foi vendida, e hoje eles tem só o fornecimento da energia, repassou o contato do atual proprietário, que não é de Jaciara, são de Brasília. O motivo do fechamento segundo ele foi segurança, o embarque é feito muito próximo as turbinas e casas de máquina e a fiscalização deste tipo de empreendimento não permite pela distância. A nova empresa disse que não vai permitir o embarque ali, falaram de uma área que foi doada a 16 anos para fazer este embarque e estas obras não foram construídas, não sei se isto ficou a encargo das empresas, mas precisamos retomar este assunto. Em relação a lei que foi posta antes ela por si só não permite o embarque por que a área é particular, como temos na nossa constituição o um dos direitos básicos de ir e vir temos no mesmo nível o direito de propriedade e isto se judicializar vai levar muito tempo.


RECEBA INFORMATIVOS

Receba as novidades do nosso site, preenchendo esses campos ao lado.

O Site

Informações sobre os principais atrativos turísticos, comércio local, instituições públicas, vagas de empregos e muito mais! 
Resultado de imagem para cadastur 13.028984.10.0001-5

 

versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo